Município prima por modelo de educação evolutivo em Vereda, diz secretário

adilson

A Prefeitura Municipal de Vereda deflagrou algumas ações em favor da melhoria educacional e desenvolveu um modelo inovador de educação, criando um ambiente de aprendizagem em que o ensino tradicional é complementado por um conjunto de atividades voltadas para a prática, experimentação e incorporação permanente de conhecimento como parte de sua capacidade e habilidade mental com o papel da Escola ultrapassando o de uma entidade de ensino tradicional.

Conforme o prefeito Dinoel Carvalho (PSD), o aluno não é apenas um cliente que assiste aulas e lê textos obrigatórios para obter o diploma de um curso. Ao contrário, a Escola é um ambiente de aprendizagem e de formação do jovem, onde o objetivo das aulas é o desenvolvimento pessoal do aluno através da incorporação do conhecimento e principalmente da capacidade de utilizar este conhecimento. Para o secretário municipal de Educação, Adilson dos Anjos Rocha, o aluno é um elemento ativo num processo que envolve aprendizagem, experimentação e práticas, a fim de reinventar o conhecimento. Isto significa que, além das aulas, em que o aluno retém uma parcela do conhecimento, ele também irá participar de um conjunto de atividades cujo foco é a aprendizagem, baseada em atividades realizadas em laboratórios, incentivando a pesquisa, o debate e a resolução de exercícios, problemas e casos reais. Onde o aluno irá enfrentar situações em que desenvolverá o raciocínio lógico e crítico, aprimorando sua capacidade de aprendizagem para se formar um profissional com excelência, calcado no compromisso e no exercício da liderança, na ética e na orientação humanista. O prefeito Dinoel Carvalho destaca que o seu governo além de ter primado por um modelo de educação evolutivo em favor do aluno e também do aprimoramento do professor, tem conseguido estruturar a sua rede municipal de ensino. Destacando a revitalização de 19 Escolas Públicas e a construção de duas quadras poliesportivas no muncípio para o início do ano letivo, além de ter reconstruído outras três complexos escolares, ampliado de 12 para 18 as suas linhas de tranaporte escolar e ganhado do governo, 6 novos ônibus escolares do programa “Caminho da Escola” em convênio da Prefeitura com o FNDE. Segundo o secretário municipal de Educação, Adilson dos Anjos Rocha, o município atualmente paga a faculdade para os professores da rede municipal de ensino e ainda firmou convênio com a iniciativa privada para oferecer curso de inglês ao seu corpo docente. As ações do governo atual ampliaram a coordenação pedagógica do município e está investindo mais 40% dos recursos próprios sobre a verba oriunda do Governo Federal para melhoria da merenda escolar no município de Vereda. (Por Athylla Borborema)